Na Nors, valorizamos muito a autonomia, as evidências e um clima positivo nos nossos atendimentos. Esses são nossos valores principais. Porém, há várias características do processo terapêutico que consideramos importantes.

Contato com sentimentos e abertura à experiência:

Os sentimentos têm o papel de indicar como está a vida, de forma geral, ou uma situação, de forma específica. Observar os sentimentos permite entender o que está acontecendo e qual o impacto disso naquela situação. Os sentimentos são tão importantes na psicoterapia que sentir-se de maneira diferente é um dos motivos pelos quais as pessoas procuram atendimento psicológico. Sentir e refletir sobre o sentimento é importante para conhecer-se e para poder entender o que não vai bem. Mas também é importante abrir-se para o novo, dispor-se a tentar outras coisas e a experimentar sentimentos diferentes.

Autoconhecimento:

Tudo o que as pessoas fazem foi aprendido em algum momento. Na Nors, queremos entender como foi esse processo pelo qual os comportamentos foram aprendidos e contextualizar com a situação atual que faz com que esses comportamentos continuem a acontecer. Em outras palavras, trata-se de permitir ao cliente se conhecer melhor. Por isso, queremos conhecer a história de cada cliente. A importância do autoconhecimento está na possibilidade de usar esse conhecimento para mudar a realidade que tem causado sofrimento.

Autorregulação:

Ao identificar, pelos sentimentos, que as coisas não vão bem e entender, pelo autoconhecimento, como elas chegaram a esse ponto, abre-se o caminho para mudar a situação. Quando entende-se qual é o contexto no qual os comportamentos acontecem, fica mais fácil mudar aquelas condições para que o comportamento também mude. A autorregulação é importante porque permite ao cliente assumir as rédeas da própria vida.

Colaboração:

Toda essa construção terapêutica não é resultado do esforço apenas do psicólogo. Para a Nors, é importante que o cliente assuma o protagonismo da sua terapia. Uma metáfora que gostamos de usar é a do piloto e do navegador. O papel do psicólogo é o de encontrar o melhor caminho e os atalhos, mas quem define para onde ir e quem dirige o veículo é o cliente.

Relação terapêutica:

Para que todas essas características importantes do processo terapêutico sejam colocadas em prática, valorizamos a construção de uma boa relação entre psicólogo e cliente. Uma relação pautada na identificação mútua, na qual clientes sintam-se confortáveis para se expressar livremente, do modo que quiserem, falar de suas dificuldades e de temas delicados e na qual sejam ouvidos com acolhimento e empatia. Queremos rir juntos das situações engraçadas e chorar junto nas situações tristes.

Livre expressão:

Há momentos na vida em que tudo parece ruim e, para a Nors, é importante que a sessão de terapia fuja dessa lógica. Há momentos nos quais parece que ninguém nos escuta e nos compreende e queremos que a sessão de terapia seja o seu espaço de acolhimento e de atenção. Acreditamos que aquilo que não é falado se expressa de alguma forma, então valorizamos a criação de um contexto favorável para a livre expressão de clientes.

Assertividade:

Identificar sentimentos, conhecer o contexto no qual eles aparecem e aprender como modificar a situação a seu favor abre espaço para clientes agirem sobre o comportamento de outras pessoas quando isso for importante para si. Na Nors, valorizamos o modo assertivo de comunicação, no qual vontades, desejos, interesses e necessidades são comunicados explicitamente para as pessoas. Também faz parte da assertividade impor limites pessoais nas relações com outras pessoas, em prol dessas próprias relações.

Respeito ao tempo de cada cliente:

Mudanças são dolorosas. O começo num novo emprego, a primeira semana de academia, o término de um relacionamento, o início da vida adulta, entre outras. Mesmo as pequenas mudanças cotidianas também são difíceis. Na Nors, valorizamos muito o respeito ao tempo de cada cliente. Cada pessoa tem sua história, suas potencialidades e suas dificuldades. Quando você decidir mudar, estaremos lá para apoiar sua iniciativa.